FAQ

Se você tem dúvidas,
nós temos respostas

A cobrança do meu cartão falhou, o que fazer?

Quando há uma falha na cobrança do seu cartão, você receberá uma notificação por e-mail e automaticamente serão feitas novas tentativas. Normalmente, nesses casos recomendamos verificar se há algum problema no seu cartão, como: limite insuficiente, ou cartão bloqueado por exemplo.

Posso cadastrar qualquer cartão de crédito na Monis?

Não, por enquanto são aceitos apenas os cartões com as bandeiras Visa e Mastercard. Em breve devemos adicionar mais bandeiras.

Por que a Monis nasceu?

A Monis nasceu porque nós percebemos o quão difícil é guardar dinheiro para conquistar algo, ainda mais um sonho, que muitas vezes parece tão distante. São tantas coisas no nosso dia a dia, tantos compromissos, que fica difícil a gente se planejar para o longo prazo. A Monis nasceu pra mudar isso, seus sonhos não precisam estar tão distantes, e sua disciplina financeira não precisa ser sua inimiga. A gente entende as pessoas como ninguém, e por isso trazemos soluções que são simples de usar e super inteligentes. Se você também acredita que seus sonhos podem ser conquistados se a se a gente te a gente te der uma ajudinha, a Monis é o lugar certo pra você.

Como meu dinheiro rende?

Seu dinheiro rende 100% do CDI. Depósitos via cartão começam a render após 30 dias. Por exemplo: se você faz um depósito de R$25 no dia 01/08, este valor começará a render, em 100% do CDI, a partir do dia 01/09.Depósitos via PIX começam a render no mesmo dia. O seu saldo já apresenta o que você depositou mais o que rendeu.

Como a Monis ganha dinheiro

Assim como outras startups, dependemos principalmente de investimentos, através de fundos e investidores, para crescer na velocidade que queremos e desejamos, para que assim possamos construir novas iniciativas que sejam rentáveis ao mesmo tempo que nos permita oferecer serviços com vantagens únicas para os nossos clientes.

Já guardo dinheiro e invisto. Devo usar a Monis?

Não somos uma corretora ou um banco tradicional. A proposta da Monis hoje é ajudar cerca de 90% da população que, segundo pesquisas, hoje não guardam dinheiro para o futuro ou mesmo para atingir metas de médio e curto prazo. Nossa solução para isso é automatizar o processo de guarda de dinheiro através do cartão de crédito (e futuramente de novas formas) para que ajude as pessoas a realizarem seus sonhos e terem uma vida financeira mais saudável. Portanto, mesmo se você já investe a Monis pode servir para te ajudar a sempre guardar uma parte do que ganha para poder realizar seus investimentos.

Tenho que pagar alguma coisa pra usar?

Se você optar por realizar depósitos manuais via PIX ou desejar ativar o plano Monis Pontos, fique tranquilo, pois não haverá nenhum custo associado ao uso do seu cartão de crédito. No entanto, no caso do plano Monis Sonhos, será adicionada uma taxa proporcional de 3,5% + R$0,50 sobre o valor de cada transação de depósito. Essa taxa tem como objetivo principal cobrir as tarifas relacionadas ao uso do cartão de crédito.

Meu dinheiro está em segurança?

Seu dinheiro só pode ser transferido para uma conta da mesma titularidade, com o mesmo CPF que o seu. Além disso, apenas o valor escolhido por você será debitado do seu cartão de crédito.

Posso resgatar a qualquer momento o valor investido? Tem algum custo?

Os resgates são gratuitos e os valores ficam disponíveis para resgatar após 30 dias no caso de depósitos via cartão de crédito e em até 1 dia útil no caso de depósitos via PIX.

A Monis emite cartão de crédito?

Não. Somos um serviço por assinatura que te ajuda a guardar dinheiro de um jeito simples e automático, mas não emitimos cartão.

Posso usar mais de um cartão ao mesmo tempo?

Não, no momento, é possível apenas realizar economias automáticas com um cartão de crédito por vez. No entanto, se você tiver mais de um cartão registrado e optar por habilitar a opção de cobrança em cartões secundários, caso ocorra um problema com o cartão principal, faremos tentativas adicionais utilizando os cartões secundários cadastrados. Essas tentativas ocorrerão de maneira sequencial, seguindo a ordem de cadastro, do cartão mais recente ao mais antigo, sendo cobrado um cartão de cada vez.

O que acontece se meu cartão ficar sem limite enquanto meu plano estiver ativo?

Caso isso aconteça nós simplesmente não iremos fazer nenhum lançamento. A cada 7 dias nós iremos tentar novamente e se mesmo após 6 tentativas você ainda estiver sem limite, iremos cancelar o seu plano. Mas não se preocupe, quando você quiser e tiver limite é só reativar seu plano através do aplicativo da Monis.

Quanto é cobrado para guardar com o cartão de crédito no Monis Sonhos?

Nós apenas repassamos o valor cobrado para realizar transações com o cartão de crédito. Sendo assim, são cobrados 3,5% do valor do depósito + R$0,50 fixo por transação. Ou seja, se você escolher um depósito de R$100 a taxa do cartão será equivalente a R$4 (R$3,50 + R$0,50).

Pra quem foi pensado o Monis Sonhos?

Para pessoas que querem garantir que conseguirão guardar dinheiro ao longo dos meses, para realizar objetivos de curto a médio prazo. Com o uso do cartão de crédito como forma de guardar, fica muito mais fácil e prático por não exigir um super planejamento financeiro e não precisar se preparar ou mesmo lembrar de guardar dinheiro em determinado período do mês.

Onde está disponível o Monis Sonhos ?

Dentro do aplicativo da Monis, disponível tanto na Google Play Store quanto na App Store da Apple. Basta baixar, criar uma conta, cadastrar seu objetivo e ativar um plano de guarda automaticamente informando os dados do seu cartão de crédito e escolhendo a quantia desejada para guardar.

Como parar de utilizar o meu plano de guarda automática com cartão de crédito?

Neste caso você pode tanto fazer uma pausa programada ou simplesmente cancelar seu plano, através do próprio aplicativo acessando o seu sonho cadastrado.

Como funciona a pausa programada?

A pausa programada te permite pausar o seu plano por um período determinado, limtado ao um máximo de 90 dias. Após o período automáticamente o seu plano volta a ficar ativo no mesmo valor que estava configurado anteriormente.

Como faço para desativar meu plano?

Esperamos que isso nao aconteça, mas caso aconteça, você pode desativar o seu plano direto no seu aplicativo, sem precisar falar com atendimento.

Na função Resgatar em pontos, é considerado o valor total investido?

Não. Aqui é considerado o valor que você tem no seu saldo, e o valor disponível para isso vai variar de acordo com o valor investido no mês anterior. Mas, não se preocupe que no App sempre vai aparecer o valor disponível para resgatar em pontos.

O que é o resgate em pontos?

Essa função é para você acumular mais pontos além do que já é gerado no seu plano. Você poderá usar parte do seu saldo para converter em pontos sendo 28 por real.

Onde e como são transferidos os pontos?

Os pontos são transferidos automaticamente para a sua conta Livelo/Esfera após 30 dias desde o depósito.

No Monis Pontos, se eu precisar resgatar, será o valor integral que eu investi?

Não. Como metade do valor é convertido em pontos você poderá resgatar sempre o valor que está no seu saldo, já que a outra parte foi convertida em pontos.

Como funciona o Monis pontos?

Nesse plano, 50% do valor investido fica no seu saldo rendendo 100% do CDI e os outros 50% é convertido em pontos, sendo 26 pontos por real.

Para quem foi pensado o Monis Pontos?

Para quem gosta de viajar ou quem quer acumular pontos e milhas para outros fins. Esse plano tem um excelente custo-benefícios por ajudar a guardar dinheiro e ainda acumular pontos sem esforço.

Onde está disponível o Monis Pontos?

Se você ainda não usa a Monis: baixe o aplicativo, cadastre seu sonho e escolha o plano Monis Pontos para começar a guardar com seu cartão de crédito e acumular pontos.

Como funciona a campanha de indicação da Monis para ganhar pontos Livelo?

Para participar e poder indicar você precisa ter uma conta na Monis com sonho ativo e já ter feito 4 depósitos via cartão de crédito. Caso você cumpra esses critérios a campanha funciona assim: Para cada pessoa indicada por você que cumprir 4 depósitos, via cartão, no plano Monis Pontos você ganha 250 pontos e ela também. Você pode indicar quantas pessoas quiser e ganhar até no máximo 100 mil pontos.

Posso usar o Monis Pontos sem ter conta na Livelo / Esfera?

Sim, você pode fazer a adesão do plano Monis Pontos e acumular pontos sem ter uma conta no parceiro, porém, para usar os seus pontos, você precisa criar ou ter uma conta no parceiro (Livelo ou Esfera) com o mesmo CPF utilizado na Monis.

Eu já possuo um plano Monis Sonhos, posso mudar para o plano Monis Pontos?

Exclusivamente no nosso aplicativo. Se você ainda não usa a Monis: baixe o aplicativo, cadastre seu sonho e escolha o plano Monis Pontos. Se você já usa a Monis: também pelo aplicativo, vá até o seu sonho e na opção de alterar plano escolha Monis Pontos.

Como parar de utilizar o meu plano de guarda automática com cartão de crédito?

Neste caso você pode tanto fazer uma pausa programada ou simplesmente desativar a guarda automática do seu sonho, através do próprio aplicativo.

Como funciona a pausa programada?

A pausa programada te permite pausar o seu plano por um período determinado. Após o período automáticamente o seu plano volta a ficar ativo no mesmo valor e configuração que estava anteriormente.

Opens a widget in a page where you can talk to one of our specialists